5 razões para que você comece a combater o estresse ainda hoje

5 razões para que você comece a combater o estresse ainda hoje

ESCRITO POR Gabriela Jaccoud

Qual a primeira coisa que fazemos quando percebemos que um sapato está começando a ficar velho: paramos de usá-lo imediatamente ou seguimos com o uso até que se desgaste por completo? A menos que seja um de nossos calçados favoritos, logo o trocamos por um modelo mais novo, certo? Se agimos assim em várias situações, por quê não temos o mesmo cuidado quando se trata dos limites de nossa saúde?

O estresse é uma reação, física ou mental, que nosso organismo manifesta quando algo não está funcionando da maneira que deveria e, geralmente, surge quando a situação já está fugindo de nosso controle. Fatores externos, como: exaustivas jornadas de trabalho, pressão para cumprimento de prazos, preocupação excessiva, acontecimentos traumáticos ou o acúmulo de funções na rotina, além de desencadearem o desequilíbrio emocional, também são uma causa direta do estresse, um dos maiores vilões do século 21.

De acordo com o ISMA, International Stress Management Association, 70% da população brasileira sofre de estresse. Você sente que se encaixa nessa porcentagem?

VEJA OS 5 SINTOMAS DO ESTRESSE, O GRANDE VILÃO

Insônia

Dormir é um dos grandes prazeres da vida, e o melhor de tudo: é de graça. Porém, quando estamos estressados ou sendo expostos constantemente a situações estressantes, a insônia é um dos primeiros efeitos colaterais a aparecer. Quando não conseguimos dormir o suficiente, todo nosso sistema corporal começa a falhar e tudo tende a ficar um pouco bagunçado, começando com a contínua sensação de cansaço.

Mudanças bruscas de humor

Com a escassez de uma boa noite de sono, nosso humor é o segundo a sofrer com o mal do estresse. Irritabilidade excessiva, sem causa aparente, é outra indicação de que o sinalzinho vermelho de “Perigo! Estresse à vista!” está prestes a ser aceso.

Uso constante de válvulas de escape

Beber uma cervejinha de vez em quando é bom e muita gente gosta. No entanto, quando sentimos que só iremos relaxar ao consumir bebidas alcoólicas ou outras substâncias, lícitas ou ilícitas, e começamos a fazer uso diário de tais válvulas de escape, é sinal de que não estamos nada bem. É preciso ser criterioso e, frequentemente, se questionar: “estou bebendo hoje por quê gosto ou por quê é o único jeito que consigo dormir?”.

Sistema imunológico enfraquecido

Quem aguenta conciliar uma rotina cansativa, com picos de nervosismo e noites mal dormidas por muito tempo? Se você está visitando o hospital repetidas vezes em um curto período, ou está sempre ingerindo medicamentos, você está à um passo mais perto de ter algum surto de estresse.

Cansaço extremo

Não há corpo que resista aos efeitos colaterais do estresse. Não dormir, frequente consumo de substâncias nocivas à saúde e oscilações inesperadas de humor, fadigam todo nosso sistema nervoso e, principalmente, o corpo. É comum pessoas estressadas sentirem rigidez muscular, gerando sintomas como fortes dores de cabeça, ou sentirem que nunca estão descansadas por completo. Lembre-se: não é normal sentir moleza e falta de energia 24h por dia.

Um dos maiores problemas do estresse, é que ele nunca está sozinho e seus sintomas muitas vezes são ignorados, pois fomos levados a acreditar que são “ossos do ofício”. De fato, a correria do estilo de vida do século 21, é uma das maiores responsáveis pelo crescente número de pessoas estressadas. Nossa sorte é que há inúmeras alternativas disponíveis para aliviar o estresse, como caminhadas ao ar livre, massagens, hobbies ou ler livros que ajudam a desenvolver o equilíbrio emocional. Muitas vezes, lidar com alguns aspectos da realidade pode ser complicado e sentimos vontade de desistir. Contudo, devemos prestar mais atenção no que nosso corpo tem a nos dizer e não deixar que esses sintomas progridam e minem a nossa qualidade de vida.

Compartilhe nosso conteúdo com seus amigos

Deixe seu comentário

* Campos obrigatórios